Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Verdades Mentirosas

"Não é que eu seja mentiroso, eu não sou é verdadeiro."

Verdades Mentirosas

"Não é que eu seja mentiroso, eu não sou é verdadeiro."

O vírus da ignorância é bem pior do que o Covid-19

29.10.20, o mentiroso

imagem37.jpg

Há um vírus bem pior do que o Covid-19 e não existem neste planeta máscaras que cheguem para nos salvarem dele. A "ignorância" sempre foi e continuará a ser o vírus mais letal da história da humanidade. Ela propaga-se a uma velocidade sem precedentes há gerações e quando nós sentimos algum progresso no seu combate eis que uma pandemia nos revela que andamos a rumar sozinhos contra uma maré que parece ser cada vez mais imparável.

Há décadas que os principais epidemiologistas do planeta têm vindo a alertar para os perigos de uma pandemia à escala global. Há décadas que esses mesmos epidemiologistas escrevem artigos; dão entrevistas; fazem investigações e publicam livros nos quais, vejam bem isto, chegaram a apontar a China como uma origem muito provável dessa pandemia ou não fosse este o país mais populoso do planeta.

Há cinco anos atrás o Bill Gates protagonizou uma Ted Talk muito popular. O título em português: "O próximo surto? Nós não estamos preparados"

Há cinco anos atrás...

Bill Gates era só um entre muitos que revelava a sua preocupação, a grande diferença é que o co-fundador da Microsoft consegue "virar algumas cabeças", já os epidemiologistas, esses só são ouvidos quando já é tarde demais.

Naturalmente os livros e estudos publicados; as inúmeras entrevistas; investigações; trabalhos académicos E SABE DEUS MAIS O QUÊ, resultaram em informação valiosa que no entanto foi prontamente ignorada pelos governos e pela generalidade da população. Nem sequer os surtos epidérmicos que antecederam a pandemia actual serviram de aviso e hoje cá estamos nós em plena pandemia completamente impreparados para conseguirmos lidar com ela.

Porquê?

Os governos são certamente responsáveis porque toda esta impreparação não aconteceu por falta de aviso. Pode ter acontecido por ignorância; por incompetência ou simplesmente por culpa da estupidez humana, mas por falta de aviso é que não foi! E nós por cá vamos ficando revoltados, criticamos os governos que não obstante de terem uma grande responsabilidade não são de todo os únicos que a têm.

Nós próprios fomos negligentes; nós próprios descurámos as regras de distanciamento social; nós próprios não usamos máscaras da forma correcta; nós próprios criámos movimentos que, IMAGINE-SE, são contra medidas contribuem para o abrandamento do número de infeções; nós próprios escolhemos negar o vírus e optamos por considerá-lo inofensivo e nós próprios deixamos que a ignorância tome por completo conta dos nossos intelectos. E enquanto perdermos tempo valioso a ceder ao que eu considero ser uma estupidificação extrema, mais pessoas morrem todos os dias desnecessariamente.

Um vírus já é um agente infeccioso imparável mesmo quando temos todos os cuidados e mais alguns, agora imaginem o que acontecerá quando nós decidimos que estamos cansados de usar máscaras; ou que já não aguentamos estar fisicamente distanciados dos nossos amigos; imaginem o que acontece quando conscientemente nós decidimos ignorar as indicações de quem dedicou a sua vida a estudar este tipo de fenómenos?

Uma grande merda é o que acontece.

O número de infectados tem vindo a aumentar a um ritmo que o sistema de saúde simplesmente não consegue acompanhar. Dentro dos grupos mais vulneráveis já muitos pereceram e mais vão ter o mesmo destino. Famílias vão perder os seus familiares mais cedo do que era suposto, muitos nem sequer terão a oportunidade de se despedirem convenientemente deles. E se é verdade que um vírus tem sempre uma progressão imparável por mais obstáculos que lhe coloquemos à frente, também é verdade que se lhe "estendermos uma passadeira vermelha" os seus estragos serão consideravelmente maiores.

E o mentiroso sou eu